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Amigo empreendedor, vamos conhecer mais uma história inspiradora nessa semana?
Hoje falaremos sobre Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues é uma das empresárias de maior sucesso do Brasil, sendo a cara e a alma da rede de lojas de varejo Magazine Luiza.

Nascida em Franca, interior de São Paulo, em 1951, formada em Direito, em 1972, revolucionou a rede fundada por sua tia Luiza Trajano, quando assumiu os negócios da família – que era apenas uma rede de lojas no interior do estado de São Paulo. Com empenho e muito trabalho, Luiza Trajano transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado, com força suficiente para brigar com gigantes do segmento como Casas Bahia e Ponto Frio.

Há 28 anos à frente do grupo, a história de Luiza Trajano é um exemplo para empreendedores que buscam sucesso em seus respectivos segmentos. Aos 12 anos, Luiza Helena já trabalhava nas férias como balconista da empresa. Já adulta, passou por diversos setores, como cobrança e vendas, antes de se tornar diretora-superintendente do Magazine Luiza, nos anos 1990.

Desde 2012, ela também lidera o Grupo Mulheres do Brasil, formado por 50 mulheres atuantes em diversos segmentos da economia, que se uniram por um objetivo em comum: melhorar o país. Hoje, elas são mais de 4.000 e se encontram todo mês para discutir e propor ações ligadas a educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.

Como surgiu o Magazine Luiza:

O Magazine Luiza “nasceu” em 1957, quando o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios de Luiza Helena, compraram “A Cristaleira”, uma pequena loja de presentes em Franca, no interior de São Paulo. O nome Magazine Luiza só surgiu depois, resultado de um concurso cultural promovido por uma rádio local, em homenagem a Luiza Trajano.

As décadas seguintes foram marcadas pela expansão pelo interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de mais lojas em Franca. Em 1974, foi inaugurada a primeira loja de departamentos a rede, com mais de 5.000 m², e quando o Magazine Luiza completou 20 anos, já contava com 30 lojas. A ligação com a tecnologia e que as inovações fazem parte da história da marca desde 1981, quando foi uma das primeiras redes no Brasil a implementar um sistema de computação nas lojas.

Desde os 12 anos, Luiza Helena trabalhava na rede de varejo da ria, tendo passado por várias áreas da empresa. Mas foi por meio de um bilhete, que Luiza Helena foi avisada pela tia de que tinha chegado a hora de assumir o comando da companhia, em 1991. O desafio foi prontamente aceito, claro. E foi justamente sob o comando de Luiza Helena que se deu o grande salto que colocou a Magazine Luiza como uma das maiores do segmento no país na década de 90.
Um acontecimento foi decisivo para esse feito: a criação da Holding LTD, fundada para acelerar a expansão do grupo. Quando assumiu o comando, a empresária promoveu ascensão maior dos funcionários, que passaram a ter voz ativa em todas as decisões da empresa, descentralizando o comando e evitando que egos familiares pudessem atrapalhar o crescimento da rede.

Em 1999, o conceito de loja virtual foi levado para a sério, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional até hoje. Luiza Helena também é reconhecida por seu modelo de gestão humanitário, pela valorização de seus funcionários, onde a empresa pode contar com 100% do time para alcançar seus resultados.

Nesse quesito, os esforços da gestão de Luiza Trajano começaram a dar frutos. Em 2003, a Magazine Luiza alcançou o primeiro lugar na pesquisa promovida pela Revista Exame, em parceria com o Instituto Great Place to Work. Além disso, a empresária investe em uma política de bonificação, onde os colaboradores também participam dos lucros da empresa.

Em abril de 2009, ela decidiu profissionalizar a gestão e dividir com o executivo Marcelo Silva a missão de reger os cerca de 27 mil funcionários e as quase 1000 lojas da empresa. Ela segue sendo a Presidente do Conselho de Administração. Entre lojas físicas e e-commerce, os dados mais recentes divulgados (2018) do Magazine Luiza são: faturamento R$ 18,9 bilhões; clientes 18,2 milhões e lucro líquido R$ 597,4 milhões.

Estamos chegando ao final de mais um ano, você já começou a planejar os 365 dias de oportunidades que virão?
Desperte o empreendedor dentro de você e avante, até a próxima!

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